terça-feira, 17 de maio de 2011

                                              A lenda da Lagoa das Furnas
                                                        (Modernizada)

Numa linda aldeia que se situava nas Furnas, estava a decorrer uma grande festa de pão por Deus, e tinha havido um grande concerto de uma banda chamada Os Azarentos.
Na aldeia vizinha, tinham comentado com os outros aldeões que os membros daquela banda davam mesmo azar e eram uns ladrões, mas os aldeões não fizeram caso do que os vizinhos lhes tinham dito, e continuaram a convidar a mesma banda para actuar no resto da festa.
Esta banda, actuava sempre no meio da aldeia, mas ninguém imaginava que o que os vizinhos tinham dito sobre Os Azarentos era verdade.
Numa linda noite de verão esta banda tinha actuado na aldeia e no fim da sua actuação disseram «Azar para todos».
Todos os aldeãos pensaram que o que a banda tinha dito era só para fazer boa impressão por causa do seu nome, mas na verdade eles eram uma quadrilha que por acaso tinham boas vozes e tiravam proveito disso para poderem ver todas as casas de cima do palco.
No dia seguinte dois jovens aldeões fora á fonte buscar água, e de dentro da fonte saiu um grande peixe vermelho e brilhante que disse:                                                                                        
«Vim vos avisar de uma grande tragédia, vem ai a semana negra, em cada dia da semana uma família vai perder o seu bem mais precioso, avisem todas as pessoas.», E desapareceu.
Os rapazes ficaram muito preocupados e foram a correr a contar ao seu avô que até se esqueceram da água.
Já era segunda-feira e os rapazes tinham avisado todas a pessoas que podiam, mas muitas pensaram que era uma brincadeira de crianças, segunda feira á noite e Dona Rosa aparece na porta aos gritos a dizer que lhe tinha desaparecido o seu colar que era de muitas gerações. Terça-feira de tarde e dona Almerinda vai trabalhar de manha muito triste, pois tinha sido assaltada, mas só lhe tinham levado o seu bem mais precioso, a aliança do seu falecido marido. Quarta-feira de tarde senhor Manuel muito branco como papel vai á banca comprar couves, tomates, cenouras…, porque tinham lhe destruído o seu bem mais precioso, a sua quinta que era uma grande parte do seu sustento e da sua família para poderem poupar uns trocos. As pessoas ao verem o que andava a passar tentaram armar uma emboscada a estes malditos ladrões e como só faltava poucas casas dividiram-se, e foi naquela quinta feira á noite que na casa da dona Jacinta apanharam lá 4 homens que eram nem mais nem menos Os Azarentos, a banda que actuava sempre nas festas de Pão por Deus. Naquela noite todas as pessoas da aldeia pediram desculpa aos dois jovens que lhes tentaram avisar do pior.
E tudo acabou bem os ladrões foram presos, os dois jovens foram chamados e tratados como heróis e para as festas de Pão por Deus as pessoas da aldeia passaram a compor a sua própria musica.
                                                                                                                                                         Fim           

Texto criado pelos seguintes membros: Matilde Oliveira nº11
Patrícia Parece nº12
9º1
17/01/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário